Com ações programadas para todo o mês de setembro, a campanha PEDIR AJUDA É UM ATO DE CORAGEM, realizada pela Associação FloreSER Calvin no Circuito das Águas-MG, contou com a adesão de mais 56 empresas de São Lourenço e cidades vizinhas, que entenderem a importância de se falar sobre o assunto para que a ajuda chegue a quem precisa. 

A sensibilização não acontece por acaso, os índices são alarmantes em todo o mundo e estão em crescimento no Brasil, chegando cada vez mais perto das nossas famílias. No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte existem outras 20 tentativas e entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente.

A campanha foi lançada no dia 1° de setembro e permanece em ação até o último dia do mês, com eventos públicos e abertos à comunidade, assim como palestras em escolas, hospitais e empresas, para a sensibilização da comunidade quanto à promoção da vida, com acolhimento e cuidado. 

Além das parcerias estabelecidas com o setor privado, que foram fundamentais para contagiar toda a cidade através do uso da camiseta amarela, a Associação conta também com a parceria contínua da Unimed Circuito das Águas, que desde o início apoia a organização, atualmente de forma mais prevalente fornecendo recursos necessários para a manutenção das práticas, e a Secretaria de Saúde de São Lourenço, com quem vem estudando um fluxo de acolhimentos e encaminhamentos, juntamente com a Fundação Fênix. 

 “Nunca vimos uma campanha engajar toda a comunidade dessa forma, pelas redes sociais as pessoas e funcionários das empresas postam fotos vestindo a camiseta com orgulho por estarem no papel de promotores da vida! Nós pedimos às empresas que vestissem a camiseta da campanha às sextas-feiras, mas estão usando muito mais do que isso”, disse a Presidente da FloreSER Calvin, Mônica Fernandes.

Mais de mil pessoas já assistiram a palestras da campanha, nas empresas, escolas e hospitais da região. Segundo Mônica, o importante é fazer com que essas informações sobre prevenção e cuidado cheguem ao número máximo de pessoas possível. “Estamos aqui para oferecer acolhimento sem julgamento e já estamos beneficiando pessoas não só da região, mas de vários estados do Brasil. Somos uma organização 100% formada por voluntários e nada disso seria possível sem a dedicação deles, que trabalham por amor e felizes em poder ajudar.”