A natureza chama para brincar

“A natureza, o sublime, o inclemente e o belo, oferecem algo que a rua, a comunidade fechada ou o jogo de computador não têm. A natureza apresenta aos jovens algo muito maior do que eles são e oferece um ambiente onde facilmente contemplam o infinito e a eternidade. Uma criança pode, numa rara noite clara, subir em um telhado no Brooklyn, ver as estrelas e perceber o infinito. A imersão no mundo natural vai direto ao ponto, expõe o jovem direta e imediatamente aos elementos a partir dos quais os humanos evoluíram: a terra, a água, o ar e os outros seres vivos, grandes e pequenos”.

Richard Louv

O termo Transtorno do Deficit de Natureza foi cunhado pelo jornalista e escritor Richard Louv e despertou o interesse da comunidade internacional para um tema bastante atual: o impacto negativo da falta da natureza na vida das crianças, especialmente as que vivem em contextos urbanos. Uma série de pesquisas e histórias de todo o mundo relacionam a presença da natureza na vida das crianças com seu bem-estar físico, emocional, social e acadêmico.

Acreditamos muito no poder curativo da natureza, não só para crianças e jovens, mas para todos nós. Práticas que envolvem esse contato próximo trazem bem-estar e sentido para a vida, como a Hortiterapia e o Cuidar dos Animais.